Pintoras santarenas realizaram exposição durante o Café Filosófico
![]() |
Pintoras |
Coordenado pelo Prof. Andrei Santos de Morais (CFI), o Café Filosófico Comunidade integra as atividades do Programa de Educação Tutorial Conexões (PET) do CFI, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A iniciativa contou ainda com o Café Paralelo, espaço de arte e gastronomia regional, onde acontece a exposição dos trabalhos dos pintores santarenos Moisés Vasconcelos, Roseni Pinheiro, Cleide Viana e Márcio Denzecourt; das produtoras de cuias de Aritapera; da Associação dos Artesãos do Oeste do Pará; e de outros artistas da região.
“Essa é uma boa oportunidade para as pessoas verem como a gente realiza o nosso trabalho”, afirma a pintora Cleide Viana, que há mais de 20 anos trabalha com a técnica de óleo sobre tela. “Precisamos de mais apoio para expor os trabalhos de nossos pintores. Temos muitos talentos escondidos em Santarém”.
À tarde a programação “esquenta” com a participação do “Quinteto da Semed”, do grupo teatral “Danças e Andanças” de Alter do Chão e do grupo musical “Roda de Curimbó”. Também aconteceram as apresentações dos músicos Nato Aguiar e João Otaviano.
Às 18 horas, foi realizado o debate do 1º Café Filosófico Comunidade, com a participação de Laurimar Leal (diretor do Museu João Fona), Francisco Malta (músico regional), Bob Barbosa (produtor audiovisual do Projeto Saúde e Alegria), Boanerges Sena (diretor do ICBS), Nato Aguiar (músico e professor da UEPA), Jackson Rego (músico e professor da UFOPA), Ednaldo Rodrigues (presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém), Jerson Ferreira Bcel (agente de saúde da comunidade Tiningu), Everaldo Portela (professor da UFOPA), Antônio Mucura (líder sindical, indígena e contador de estórias), cacique Manuel (comunidade Ipaupixuna), Luziano Pinto Silva (líder da comunidade Murumuru), Gerson Ferreira (líder da comunidade Tiningu), João Tristan (professor da UFOPA). O encontro foi mediado pelo Prof. Andrei Morais, do CFI.
O evento terminou com a apresentação dos corais da FIT e da UEPA, às 21 horas. O 1º Café Filosófico Comunidade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Casa Brasil, Espaço Alter do Chão, Hotel Belo Alter e Padrão Fardamentos. Mais informações no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br e na página da UFOPA no Facebook.
Fonte: Ascom/UFOPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário