quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Delegacia da Criança e Adolescente alerta para superexposição nas redes sociais

O mau uso da internet e das redes sociais por crianças e adolescentes tem chamado a atenção de criminosos. A superexposição da vida pessoal fez com que os bandidos criassem uma nova modalidade de golpe para extorquir as vítimas. Através das redes sociais, pessoas mal-intencionadas têm usado os detalhes ali disponíveis para chantagear e abusar da inocência de meninas. Em Santarém, no oeste do Pará, cinco adolescentes já foram vítimas de criminosos, que têm usado o Instagram, Facebook e Whatsapp, para chegar até as vítimas. 

O golpe funciona assim: a vítima faz posts de detalhes do dia a dia, e usando essas informações os criminosos pesquisam a vida da adolescente, e então puxam conversa. A partir daí começa uma chantagem, que se a vítima não mandar fotos íntimas, o pai vai morrer, a mãe, enfim. O objetivo do golpe não é manter relações sexuais com a vítima, e sim extorquir dinheiro, já que em posse das fotos e vídeos, os criminosos dizem às vítimas que se elas não derem dinheiro a eles, as fotos serão divulgadas na internet ou enviadas aos pais, o que acaba desestabilizando e afetando o psicológico das adolescentes.

O delegado Gilberto Aguiar, da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca), alerta que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais comportamentais e que monitorem a “vida virtual” dos filhos. “As vítimas têm sido as adolescentes, que não possuem maturidade e acabam cedendo às investidas. A gente alerta que os pais e responsáveis fiquem atentos e orientem os filhos das consequências do exagero da exposição nas redes sociais”, disse. De acordo com o delegado, a orientação é que os adolescentes sejam proibidos de usar essas ferramentas, exatamente por ainda não ter maturidade suficiente para discernir pessoas más das boas e acabar caindo nesse tipo de golpe. “No caso de o adolescente ser autorizado a usar as redes sociais é necessário um acompanhamento e uma relação de conversa, tudo para evitar esse tipo de crime”, alertou. A Polícia continua as investigações com o intuito de descobrir quem são as pessoas por trás dos perfis que estão usando informações de adolescentes para extorqui-las por meio das redes sociais.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário