sábado, 22 de dezembro de 2012

Defesa Civil começa mobilização para o período chuvoso

A partir de janeiro, a Defesa Civil Estadual vai começar a visitar os municípios tradicionalmente mais atingidos pelas enchentes no período das chuvas na Amazônia. A ideia é começar a capacitar e orientar as defesas civis municipais para que atuem de forma preventiva, e, assim, possam evitar maiores prejuízos à população que vive nessas cidades. Entre elas estão Santarém e Marabá, no oeste e sudeste do Estado, respectivamente.
“Esta fase de preparação é fundamental, especialmente porque, desta vez, vamos viver um ano atípico, em que estarão assumindo os novos gestores municipais, muitos dos quais ainda sem experiência nessa questão. Daí a importância desse planejamento”, explica o tenente-coronel José Augusto Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado.Segundo ele, outra questão que vai merecer atenção especial são os novos procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos municípios, Estados e Distrito Federal, recentemente publicados pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Esta é mais uma razão para que comecemos o nosso trabalho de planejamento e logística um pouco antes do que normalmente acontece”, detalha.
Segundo o tenente-coronel, as previsões meteorológicas já apontam para as cidades do sul e sudeste do Estado como as que mais devem sofrer com alagamentos e enchentes em 2013. “Estaremos preparados para ajudar, da melhor forma possível, os municípios que precisarem de ajuda, não só na questão das enchentes, mas também no que se refere às enxurradas, vendavais e demais ocorrências já registradas no Estado”, garante.

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário