segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Conselho Estadual de Educação reconhece cursos da Uepa

Os cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram reconhecidos, por unanimidade, pelo plenário do Conselho Estadual de Educação. Este ano, foram feitas 32 avaliações em 19 cursos de graduação ofertados pela instituição. A certificação tem validade até 2017.O diretor de Acesso e Avaliação da Uepa, Manoel Delmo de Oliveira, explica que a Uepa, por ser uma instituição de ensino superior estadual, está vinculada ao Sistema Estadual de Ensino.
Cabe, portanto, ao Conselho Estadual de Educação autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos ofertados pela unidade, com base em diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).“Uma das grandes metas da gestão superior é ter regularizada a situação de todos os cursos implantados até o ano de 2012. Chegamos ao final deste ano com 100% dos cursos reconhecidos junto ao órgão competente do Sistema Estadual de Educação”, afirmou o diretor de Acesso e Avaliação da Uepa, Manoel Delmo Oliveira.Segundo as resoluções aprovadas em plenário, o funcionamento dos cursos foi reconhecido por um período de cinco anos, cada um, mas em três anos, a Uepa deve atender as recomendações estabelecidas pela comissão que avaliou as graduações, além de apresentar relatório ao conselho.“É também uma segurança para o aluno, porque ele sabe que o diploma que vai receber no fim do curso tem validade, que o curso atende às exigências do Ministério da Educação. Enfim, esta renovação do reconhecimento só reforça a credibilidade da Uepa na formação dos alunos. Não é a toa que tivemos mais de 106 mil inscritos nos processos seletivos 2013”, afirmou a coordenadora de Avaliação da Graduação da Uepa, Glória Rocha.Para 2013, a meta é aprimorar ainda mais as metodologias de avaliação dos cursos para garantir que, além do Conselho Estadual de Educação, a qualidade no ensino também seja mensurada pelos estudantes.
 “Acredito que até março de 2013 já vamos ampliar a participação dos alunos para que eles possam também avaliar a proposta pedagógica dos cursos. Esta ferramenta será importante para contribuir para qualidade da formação dos nossos alunos”, afirmou.

Fonte: Notapajos



Nenhum comentário:

Postar um comentário