terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pará adere a campanha nacional de combate a violência

Até o final de novembro, o Pará vai aderir a campanha “Conte Até 10”, lançada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Ministério da Justiça para combater a violência cometida por impulso e motivos fúteis. A campanha será disseminada no estado por meio de palestras, eventos realizados pelo Sistema Judiciário do Estado e a sociedade civil.

Segundo o presidente do CNMP, Roberto Gurgel, "dados compilados pelo CNMP relativos a 16 unidades da federação mostraram que, na maior parte dos estados, mais de 50% dos crimes de homicídio resulta de ações impulsivas ou são cometidos por motivos fúteis". 

Ainda conforme Gurgel, tratam-se de crimes que destroçam famílias tanto da vítima como do autor, e que poderiam ser evitados.

A corregedora-geral da Polícia Civil do Pará, delegada Nilma Lima, esteve, no último dia 8, em Brasília (DF), para lançamento da campanha. Para chamar a atenção da sociedade, fazem parte da campanha personalidades famosas de esportes de luta, como os campeões mundiais de UFC Junior Cigano e Anderson Silva, e os judocas medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, pois são atletas que cultivam uma atitude de paz na vida pessoal.

A juíza federal Taís Schilling Ferraz, conselheira do CNMP e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, recebeu convite e deverá estar presente no Pará para lançamento da campanha. O procurador-geral de justiça, Antônio Eduardo Barleta de Almeida, o procurador de justiça Luiz Cesar Tavares Bibas e os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) Infância e Juventude e Criminal, respectivamente, Leane Barros Fiúza de Mello e José Maria Lima Junior foram prestigiar o CNMP e também colher informações que vão subsidiar a campanha paraense.

O promotor José Maria adianta que o lançamento regional será no final de novembro, em dois momentos: primeiro na Região Metropolitana de Belém (RMB) e em seguida nas principais cidades do interior. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário