quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Moradores do Juá querem criação de Parque para preservação

O movimento Abraço ao Lago do Juá voltou a questionar a obra que acontece ao longo da Rodovia Fernando Guilhon, que dá acesso ao aeroporto de Santarém.

No local, onde em 2009 houve confronto entre a polícia e centenas de pessoas que invadiram a área, hoje está dando lugar a uma gigantesca obra para o loteamento, hoje está dando lugar a uma gigantesca obra para loteamento.

Os integrantes do movimento querem que o Parque Municipal do Juá, que preservaria cerca de 300 metros a partir da margem do lago saia do papel. Esse foi um acordo entre Prefeitura, comunitários e a empresa responsável pela obra.
"Esse parque seria a solução para garantirmos a Área de Preservação Permanente. A empresa já tem o seu lado todo feito o trabalho em georreferenciamento. O que está impedindo de ser um parque total é a parte da Infraero e de outro que se diz proprietário, mas a gente já entrou em contato e com essas duas áreas nós vamos ter garantido um parque do Lago do Juá", afirmou o coordenador do movimento Abraço ao Juá, Fernando Miranda. 

O engenheiro ambiental da empresa explica que o parque ainda não começou a ser construído porque a prefeitura espera o georreferenciamento de toda a área, que determina qual parte corresponde ao projeto de preservação.

"A empresa já fez a parte dela que é desmembrar da escritura a parte da APA, já georreferenciou, já entregou para a Prefeitura e esta tá tentando lutar pelo outro lado, que não é da empresa. Eu sugiro que seja feito por etapas, já implementando a APA do lado do loteamento e depois se faça uma alteração de lei para ampliar a área da APA", afirmou o engenheiro ambiental Breno Marques.

O assunto foi colocado em discussão na manhã desta terça-feira (27), no bairro Cucurunã. A reunião contou com a participação de integrantes do movimento Abraço ao Lago do Juá, governo municipal, Câmara de Vereadores, da empresa Buriti e Emater.

Os comunitários temem que ocorra o assoreamento do lago, a poucos metros da obra. Há algumas semanas, o Bom Dia Santarém mostrou a denúncia de moradores, que afirmam que parte do lago já foi comprometida. Os comunitários atribuem o baixo nível do rio não ao verão típico dessa época, mas à quantidade de areia que estaria descendo da obra em direção ao rio.

O Ibama solicitou da empresa responsável pela obra, documentos que comprovem a licença ambiental e que os procedimentos de engenharia estão de acordo com as cobranças dos órgãos de meio ambiente. A empresa Buriti garantiu que vai entregar os documentos ao Ibama nos próximos dias.

Depois dessa reunião, o movimento Abraço ao Lago do Juá vai enviar um documento à Câmara de Vereadores pedindo que os legisladores fiscalizem a obra e evitem danos maiores ao lago.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário