sábado, 8 de setembro de 2012

Polícia Civil prende envolvidos em homicídios de grande repercussão na capital

Já estão recolhidas no Sistema Penitenciário do Estado três pessoas envolvidas em crimes que ganharam grande repercussão na mídia local. Em um deles, a vítima foi o empresário Rodrigo da Silva Bastos, 35 anos. No outro, o professor universitário e engenheiro mecânico Raimundo Lucier Marques Leal Júnior, 59 anos. Os crimes ocorreram, respectivamente, em junho e agosto deste ano, em Belém. A equipe da Divisão de Homicídios da Polícia Civil prendeu na última sexta-feira, 7, em Cametá, nordeste do Estado, Douglas Souza Moraes, 31 anos, apontado como autor dos disparos contra o empresário Rodrigo Bastos, morto durante uma tentativa de assalto, do tipo "saidinha bancária", na travessa Três de Maio com Avenida Conselheiro Furtado, bairro da Cremação.

No caso da morte do professor universitário, foram presos o mototaxista Allan Franklin Ferreira Rego, 21 anos, responsável por pilotar a moto usada na fuga depois do crime, e o engenheiro químico Carlos Augusto de Brito Carvalho, 38 anos, acusado de ser o mandante e de ter contratado o executor da morte de Raimundo Lucier. A vítima foi baleada enquanto dirigia o próprio carro, em um retorno no canteiro central da Avenida Duque de Caxias, bairro do Marco, no dia 4 de agosto deste ano. Os acusados tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça. Outro envolvido na morte do professor universitário, apontado como o executor da vítima, também está com mandado de prisão expedido. Trata-se de Edmilson Ricardo Farias, 22, que permanece foragido.
Caso Rodrigo Bastos
A equipe da Divisão de Homicídios localizou, em Cametá, o outro envolvido na morte do empresário Rodrigo Bastos. Douglas Moraes é o terceiro indiciado no crime e apontado como o autor dos disparos contra a vítima. Outros dois indiciados no assassinato já estão presos. Trata-se de Anderson Carlos Nascimento de Moura, de 29 anos, acusado de pilotar a moto usada para seguir o carro da vítima, e Cléver Ubiratan Pinheiro da Silva, de 42 anos, que participou atividamente do crime dando apoio logístico para a ação criminosa.
Anderson foi preso, na última semana de julho, quando estava internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), na rodovia BR-316, para tratar de um ferimento de tiro que levou em um dos pés durante outro assalto. Já "Birão" foi preso em 15 de agosto na Vila da Barca, bairro do Telégrafo, em Belém. Ele é acusado de um crime que teve como vítima um guarda municipal, ocorrido na Rua Djalma Dutra, bairro do Telégrafo. Para o delegado Lenoir Cunha, responsável pelas investigações, o caso está encerrado.
Caso Raimundo Lucier
O engenheiro químico Carlos Augusto foi preso nesta sexta-feira, 7, ao se apresentar ao lado do advogado Antônio Neto, para prestar depoimento sobre o caso na Divisão de Homicídios. Ele já estava com mandado de prisão decretado pela Justiça. Em depoimento, negou que pretendia matar a vítima, mas alegou ter sido ameaçado de morte por Raimundo Lucier e, para tanto, convidou um homem para dar um "susto" nele. Ao delegado Vicente Gomes, presidente do inquérito do caso, o indiciado alegou que conhecia a vítima, pois ambos atuavam no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), do Pará, na Câmara Especializada em Mecânica, Metalúrgica e Engenharia Quìmica, responsável em fiscalizar as atividades profissionais. Segundo alega o acusado, a ameaça de morte teria ocorrido depois que o indiciado assumiu a coordenação da Câmara, logo que tomou conhecimento de supostas irregularidades cometidas por Raimundo, em sua atividade profissional
Allan foi preso após ter a placa da motocicleta usada na fuga identificada, graças às imagens registradas por uma câmera de segurança instalada em um prédio próximo ao local do crime. De acordo com o depoimento de Allan, preso na quarta-feira passada, foi Carlos Augusto quem contratou "Juca" para executar a vítima. O mototaxista alega que foi convidado por "Juca" e pelo homem que se identificou apenas por "patrão", no caso, o mandante, para fazer uma corrida de Benevides até Belém, com objetivo de fazer um "acerto de contas". Allan conta ainda que, por duas vezes, esteve com "Juca" e "patrão" no local combinado, na Avenida Duque de Caxias, em frente a uma oficina mecânica, onde a vítima apanharia o carro deixado no local.
No dia do crime, 4 de agosto, por volta de 13h30, Allan relata que seguiu ao local combinado, ficando na Passagem Três Irmãos, para dar fuga a "Juca". Disse ter visto o carro da vítima saindo da oficina e ter ouvido os disparos. Ainda, segundo Allan, a arma do crime foi dada ao executor pelo mandante, que também esteve no local do crime, dando carona para "Juca". Foi o mandante quem apontou para "Juca" quem era a vítima, segundo relato do mototaxista. Edmilson Farias, o "Juca", está sendo procurado. A polícia alerta a quem souber de seu paradeiro que entre em contato pelo Disque-Denúncia (181). Allan está recolhido na Central de Triagem em São Brás, enquanto o engenheiro químico foi transferido ao Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPP) II, na Vila de Americano, em Santa Izabel do Pará.



Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário