sábado, 1 de setembro de 2012

Escolas desfilam nos bairros em alusão à Independência do Brasil

Sustentabilidade, solidariedade, paz. Estas foram algumas das temáticas levadas à comunidade do Conjunto Maguari, no distrito de Icoaraci, na manhã deste sábado (1º), por centenas de alunos durante o desfile escolar, em alusão à Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro. Desfilaram na rua principal do conjunto doze escolas, das quais oito vinculadas à rede pública estadual.

O gestor da 11ª Unidade Seduc na Escola (USE), Walter Bernardo da Cruz, afirmou que todos os anos o evento tem maior número de alunos e professores. “A Secretaria de Educação (Seduc) tem em seu calendário esta programação, que visa, sobretudo, incentivar o civismo nos alunos. É uma forma de valorizarmos o ser humano e sensibilizarmos para as temáticas desenvolvidas no ambiente escolar”, frisou.
A escola estadual Ruth dos Santos Almeida é conhecida pelo ato de solidariedade junto à comunidade. Todos os anos, durante as gincanas escolares, alunos e professores unem esforços para captar doadores de sangue para o Hemopa. E com o objetivo de incentivar outras escolares, o professor Thiago Barbosa – responsável pela campanha – resolveu levar a temática para ser apresentada durante o desfile escolar.
Os alunos, por sua vez, apoiaram a ideia e, orgulhosos, já pensam na doação como um ato de amor pela vida do próximo. Maria Luciene Vieira do Nascimento, 16 anos, participou da caminhada e expressou sua alegria em ser protagonista da ideia. “Nossa escola é referência nas campanhas com o Hemopa. Isso nos deixa muito feliz porque nos sentimos importantes ao ponto de ajudar outras pessoas. Lutamos pela vida, isto é muito legal”, disse.
Parte das escolas que participaram do desfile pediu paz à comunidade e deflagrou negativas à violência contra crianças e adolescentes. O sentimento de preocupação com a preservação do meio ambiente e da vida foi manifestado em cartazes e figurinos.
A escola estadual Palmira Gabriel mostrou na avenida o segredo para os bons índices educacionais. “Trouxemos para a comunidade o projeto Mais Educação que atende hoje cerca de 300 alunos com esportes, cultura, reforço escolar e educação ambiental”, destacou a coordenadora do projeto, Shirlei Carvalho. Cerca de 100 alunos praticam o xadrez, recomendado como um esporte que desenvolve o raciocínio e a concentração.
A parceria de técnicos da Seduc com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar permitiu que pais e alunos apreciassem o evento com segurança e tranquilidade. Estão previstas mais sete caminhadas pelo bairro de Icoaraci e adjacências nas próximas semanas.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário