sábado, 7 de julho de 2012

Setur firma parceria com CNBB para participação do Pará na Expocatólica

Em reunião na tarde deste sábado (7), durante a Expocatólica, que acontece até domingo (8) no Expocenter Norte, em São Paulo (SP), foi formalizado o início de uma parceria destinada à participação do Pará na Expocatólica 2013, evento que servirá de apoio à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com a perspectiva de reunir cerca de 2,5 milhões de jovens de todo o planeta.
Participaram do encontro Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo; Carlos Figueira, gerente de Relações Nacionais da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), representando a presidente da companhia, Socorro Costa; o padre Valdeir Goulart, do Comitê da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a organização da JMJ, e Fábio Castro, da Promocat, empresa responsável pela organização da Expocatólica.
Segundo os realizadores do evento, o Pará estará entre os cinco Estados com maior destaque na feira, que acontecerá paralelamente à JMJ, no final de julho de 2013. Todos os Estados da Federação participarão da Expocatólica, no Riocentro e na Cidade do Rock. Fábio Castro apresentou ao secretário Adenauer Góes e a Carlos Figueira o projeto do evento, já aprovado pelo Pontifício Conselho para a Juventude, do Vaticano, responsável pelas Jornadas Mundiais da Juventude.
Adenauer Góes se comprometeu a trabalhar para que o Pará seja devidamente representado na feira, destacando principalmente o Círio de Nazaré, mas sem esquecer os demais atrativos religiosos do Estado. “O Círio de Nazaré é um momento fantástico de demonstração de fé que o Estado promove há mais de 200 anos no segundo domingo de outubro, pelas ruas de Belém, e nós fazemos questão de divulgar essa devoção”, afirmou o secretário.
“Nós queremos que o Pará esteja presente na 10ª Expocatólica não apenas como um simples expositor em um estande, mas como uma grandiosa atração. Queremos poder dizer que somos parceiros do Pará e que o Círio é um dos maiores atrativos do evento”, enfatizou Fábio Castro.
A partir de agora, os contatos entre a Secretaria de Turismo, a Paratur, a Promocat e a CNBB devem começar a decidir a forma como o Pará participará da Expocatólica e da JMJ. Uma das possibilidades é que o Estado receba cerca de 20 mil jovens de delegações estrangeiras, uma semana antes da JMJ, para a realização da Semana Missionária.
A jornada tem como ponto principal o encontro do Papa Bento XVI com jovens de vários países. Realizada a cada dois anos, a Jornada reuniu em sua última edição, em Madri (Espanha), mais de 2 milhões de peregrinos, com delegações oficiais de cerca de 160 países.

 Fonte: Pará Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário