terça-feira, 10 de julho de 2012

Índices de crimes caem quase 50% no segundo fim de semana do verão

O segundo fim de semana de julho acompanhou a tendência que vem sendo registrada desde o início do mês, de queda nos índices de criminalidade, nas 79 localidades do Estado mais procuradas por veranistas neste período, onde acontece a Operação Verão. O balanço é feito semanalmente, com base nos índices registrados no mesmo período do ano passado. As ocorrências feitas na sexta, sábado e domingo passados somaram 394, contra 733 em 2011, uma redução de 46,25%.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), a queda nos números da criminalidade deve-se, principalmente, ao reforço do efetivo policial nos municípios que mais recebem visitantes durante o período das férias escolares, e para onde foram deslocados 1.600 homens - contingente 47% maior que o convocado para a ação integrada do ano passado. No primeiro fim de semana, também foi observada uma redução de 35%, com 432 ocorrências registradas. “Essa redução demonstra o nosso esforço no sentido de garantir férias seguras à população paraense, fruto de um trabalho integrado de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, assim como dos parceiros federais e municipais”, afirma.
No total, 21 mil servidores foram mobilizados para as ações de prevenção e fiscalização. Destes, pelo menos 12 mil agentes foram destacados para reforçar a segurança nos principais pontos da capital e do interior, de acordo com Farias. Entre os municípios que mais registraram queda na criminalidade estão Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Marudá, Salinópolis e os distritos de Mosqueiro e Outeiro, em Belém. Em Salinas, a redução foi maior no número de furtos e roubos, que tiveram redução de 65% e 50%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado. Mosqueiro e Outeiro também apresentaram queda significativa nas ocorrências de roubo. No primeiro foram dois casos registrados, 77% menos que ano passado, e em Outeiro foram seis, número 25% menor.
Fiscalização nas estradas e balneários
De acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram feitas 1.405 abordagens nas estradas estaduais, com a aplicação de 569 autos de infração. Durante o segundo final de semana da Operação Verão, 107 veículos foram removidos, 33 regularizados, 34 documentos recolhidos e quatro condutores detidos por dirigirem embriagados.
Além da fiscalização nas estradas, os balneários recebem reforço do Corpo de Bombeiros. As localidades onde houve os maiores índices de ocorrências, neste segundo final de semana de julho, foram: Atalaia, em Salinas, com 83 ocorrências, sendo a principal de acidentes com animais marinhos (46); praia Grande e praia do Amor, em Outeiro, com 51 ocorrências, a maioria de crianças perdidas (19); São Geraldo do Araguaia, com 34 ocorrências, a maior parte provocada por acidentes com animais marinhos (17); Praia do Caripi, em Barcarena, com 23 ocorrências, principalmente de curativos (14); e praia de Beja, em Abaetetuba, 20 ocorrências, também com maioria de casos referentes à curativos (10).
Tom Farias ressalta que a Operação Verão é desenvolvida de forma integrada entre os diversos órgãos de Segurança Pública do Estado em todas as localidades. O trabalho é acompanhado por centros de operações instalados em Belém e nos municípios de Marabá, Marudá, Castanhal, Tucuruí, Redenção, Salinópolis, Bragança, Abaetetuba e Soure. O objetivo é avaliar, semanalmente, todas as ações em curso e definir novas estratégias de atuação operacional de forma integrada.
A população pode contatar os principais órgãos de segurança pública pelos seguintes números:
Ciop (Emergências) – 190
Disque Silêncio
- Belém: 190
- Salinópolis: (91) 34231050
- Mosqueiro: (91) 37711414
Polícia Rodoviária Federal (Acidentes em BR): 191
Marinha (Disque Segurança da Navegação): 0800 280 7200

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário