sábado, 12 de maio de 2012

Estação das Docas completa 12 anos como referência cultural e turística

A Estação das Docas faz aniversário neste domingo (13) e a cada ano se consolida não apenas como ponto turístico do estado, mas como um importante centro de lazer e diversão dos paraenses. Inaugurado no ano 2000, o projeto é resultado de um cuidadoso trabalho de restauração de três armazéns do porto da capital paraense localizados às margens da baía do Guajará. Nesses 12 anos a Estação das Docas se tornou referência nacional, no que diz respeito a um complexo turístico que congrega gastronomia, cultura, moda e eventos. O espaço abriga 38 estabelecimentos, entre restaurantes, lojas, agência de turismo, casa de câmbio, lanchonetes e bares, e atrai cerca de três mil e quinhentas pessoas por dia.

Foi ouvindo o público visitante, que a direção da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço, resolveu alterar o horário de abertura que era às 12h, para às 10h. A mudança aconteceu no início do mês de maio, após o resultado da enquete de qualidade, feita entre visitantes e lojistas, que apontou a sugestão de mudança de horário por 87% dos participantes que responderam a enquete. Para Lúcia Penedo, presidente da Organização Social Pará 2000, é importante oferecer ao público o máximo de conforto.
“Toda a equipe que trabalha na Estação se esforça para manter o padrão de qualidade do espaço e pra isso estamos sempre buscando alternativas para oferecer um serviço cada vez melhor. A Estação das Docas é um ponto de convergência de todos os turistas que passam por Belém, mas além de tudo, dispomos de uma programação cultural muito forte, com teatro, cinema, música e apresentações folclóricas, que a população valoriza e prestigia. Estamos muito felizes por esse aniversário”, afirmou Lúcia Penedo.
Histórico
Inaugurada em 13 de maio de 2000, a Estação das Docas representou um marco para o turismo e a cultura do Estado do Pará. Atualmente o complexo projetado pelo arquiteto Paulo Chaves é referência para portos internacionais e nacionais, como Rio de Janeiro e Recife. Não resta dúvida, que a utilização da área portuária para a instalação de um complexo de lazer comprovadamente é um sucesso de público. De acordo com o departamento operacional da Estação das Docas, no mês cerca de 95 mil pessoas passam pelo local, o que totaliza uma estimativa em mais de 1,140 milhão de pessoas durante todo o ano, principalmente nos grandes eventos culturais de Réveillon, Dia das Mães, Círio e outros.
“Tivemos um crescimento de público devido às inúmeras revitalizações no espaço, projeção da imagem da Estação e ao fato de que o próprio governo do Estado está fomentado o turismo. Fazemos este controle através dos contadores manuais por amostragem e pelo estacionamento com entrada de veículo, calculamos em média duas pessoas por veículo”, explica Axel Sanches, supervisor operacional.
A Estação das Docas completa 12 anos de vida oferecendo ao público 38 estabelecimentos situados nos Armazéns 1 e 2 distribuídos em restaurantes, bar, lojas, livraria, sorveteria,  barracas, agência de turismo, casa de câmbio, cervejaria. Além do Teatro Maria Sylvia Nunes, com apresentações teatrais e exibições de filmes. “O público que vem à Estação tem a opção de passear e aproveitar nossa programação cultural, mas também pode almoçar ou jantar, ir ao salão de beleza, fazer compras nas lojas do segundo piso, ou apenas apreciar a natureza da Baía do Guajará, enfim, têm tudo de bom em um só lugar mesmo”, detalha Lúcia Penedo, presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço.
Projetos Culturais
Os projetos culturais desenvolvidos na Estação das Docas estão consolidados como uma grande atração para os turistas e o público em geral. Dados da Diretoria de Marketing, Comunicação e Cultura apontam que já foram feitas mais de 16.849 apresentações culturais nesses 12 anos. “Temos toda sexta-feira a partir das 18 horas o Projeto Pôr-do-Som, que traz o melhor das danças regionais. Para o público infantil desenvolvemos o Projeto Pôr-do-Sol, onde todo domingo temos contação de história e muito teatro infantil. Diariamente os músicos são atrações nos palcos deslizantes dos Armazéns 1 e 2 no Projeto Música no Ar. E,  mensalmente, o Cine Estação, que funciona no Teatro Maria Sylvia Nunes, com ingressos a preços simbólicos”, explica a supervisora Cultural, Jailce Ribeiro.
Os artistas que tiverem interessem em integrar os projetos culturais da Estação podem encaminhar material (cópia da ordem, fotos atuais, release, áudio de no mínimo 4 músicas) para o email jailce@estacaodasdocas.com.br ou ligar no telefone (91) 3212-5660 Ramal 30. Toda a programação cultural prima em trazer a cultura do Pará ao público que frequenta a Estação, com diversidade, novidades e sempre valorizado o melhor da cultura local.
Programação de Aniversário da Estação das Docas
Local: Anfiteatro São Pedro Nolasco
Domingo -  13
·         17h – As Fabulosas Fábulas de Millôr Fernandes (Grupo de Teatro Aldeato/Projeto Por do Sol)
·         18h – Cortejo do Boi Veludinho (Orla)
·         19h - Banda Eu e +3
·         20h30 – Markinho e Banda
Teatro Maria Sylvia Nunes:
·         10h - Cine Estação – Apresenta o filme “Drive” (gratuito)
·         18h - Cine Estação – Apresenta o filme “Drive” (gratuito) 
·         20h30 - Cine Estação – Apresenta o filme “Drive” (gratuito)


Fonte; Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário