quinta-feira, 10 de maio de 2012

Comitiva do Pará visita embaixador e indústria siderúrgica chinesa

A genda de compromissos da missão paraense na Ásia prossegue, agora em Pequim, na China, onde a comitiva participou na quinta-feira, (9), de três encontros para firmar parcerias e acordos de cooperação com empresas e indústrias locais. O vice-governador Helenilson Pontes, que lidera o grupo de secretários de Estado, deputados e empresários paraenses, afirmou que importantes projetos devem ser atraídos para o Pará a partir desta missão na Ásia, que iniciou no dia 6, na Malásia.
Um dos encontros desta quinta-feira, em Pequim, foi com empresários da maior produtora de energia da China. A empresa é especializada na geração de energia limpa e exporta alta tecnologia para todo o mundo, produzindo energias eólica e solar, além de biomassa. 
Segundo Helenilson, a comitiva paraense conheceu a estrutura e os projetos da gigante chinesa e a convidou para visitar o Pará. “Os dirigentes da empresa se mostram interessados em investir no Brasil, em especial no Pará. Será um grande parceiro de desenvolvimento para o Estado”, adiantou o vice-governador.
Outro encontro importante, que poderá atrair mais investimentos para o Estado, foi com uma das maiores siderúrgicas do mundo, responsável pela exploração mineral em vários países e também por exportar maquinário para empresas mineradoras. “Nós apresentamos todo o potencial mineral do Pará, mostrando que temos interesse em criar parcerias de negócios com a siderúrgica. Eles são conhecidos como um dos maiores produtores de aço e também como os que fabricam os melhores maquinários para a indústria da mineração. Os empresários ficaram felizes pela nossa visita e disseram que têm planos em investir no nosso Estado. Vamos esperar uma visita da empresa no Pará”, afirmou Helenilson, destacando que a siderúrgica já possui uma sede no Brasil, sediada no Rio de Janeiro.
Ainda nesta quinta-feira, na capital chinesa, o grupo paraense participou de um coquetel oferecido pelo embaixador do Brasil, Clodoaldo Hugueney, na própria Embaixada. Assim como a embaixadora brasileira na Malásia, Maria Auxiliadora, Clodoaldo se propôs a colaborar com o Estado na captação de contatos para investimentos e parcerias tecnológicas e comerciais. De acordo com o vice-governador, “o trabalho de apresentação das potencialidades do Pará continua durante os próximos dias, com a visita em outras empresas e projetos”.
Nesta sexta, a comitiva acompanhará a assinatura de acordo comercial entre a empresa Oyamota do Brasil, com sede em Castanhal, e a empresa chinesa Kikihar, que é uma das maiores fabricantes mundiais de vagões de transporte de carga. A meta da empresa paraense é produzir esses vagões em Castanhal e exportá-los para todo o país. Ainda nos próximos dias, os secretários que acompanham a agenda deverão participar de uma feira de negócios em Xangai, prestigiando projetos de empresários paraenses. A visita paraense à Ásia deve durar até a quinta-feira da próxima semana, quando a comitiva retornará ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário