quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Emano Loureiro comenta sobre 'A Selvagem de Santarem'

"Sou santareno-mocorongo e me irrito com a imagem sempre pejorativa com nós nortistas, mas considero esse episódio de hoje de 'As Brasileiras' positivo pra gente, pois fomos privilegiados na escolha do cenário para a 'estória' da índia canibal que se apaixona pelo cientista desbravador, bem clichê, mas poderia ter sido feita em qualquer cidade da amazônia e do mundo, 'A Selvagem de Alenquer-Parintins-Oriximiná-Tomé Açu- Belém-Porto Velho-Altamira-Marabá-Itaituba-Rurópolis', Mas SANTARÉM vai estar em destaque hoje a noite para 180 milhões de brasileiros e imagens aéreas lindíssimas de nossas praias vão aparecer...muito e  brazucas virão pra cá e no$$o turi$mo agradece, não esqueça que a história é pura fantasia então relaxe e goze. Na novela Amor Eterno Amor dia 5 de março o personagem sobe num cavalo no Marajó e aparece cavalgando aqui em Alter do Chão, então dane-se a geografia".
Emano Loureiro, cineasta.

4 comentários:

  1. O.Jr Bentes.

    O estigma que vai ficar da selvagem de Santarém: piranha, ninfomaníaca, infectada com várias doenças sexualmente transmíssiveis, "de comer tantos homens..." lógico, sem usar caminsinha...

    e o sairé o que é!?

    Encenação da lenda do boto, pedófilo sedutor de menores pré-adolescentes ou crianças.

    "... e dançou a noite inteira com uma bela cunhantã.."

    E o que é uma cunhantã!?

    Diminutivo de cunhã, menina, pré-adolescente, criança, então o que é o sairé!?

    Vcs entenderam a construção da tatuagem da cobra!?

    Ela conheceu a cobra aos 12 anos e se tornou uma "incandiaba"...sorry,my people!

    ResponderExcluir
  2. Sim! ainda falta o filme da Camila Pitanga...

    ResponderExcluir
  3. Quem não sabe o que é uma piriguete, pequena piranha, em Santarém!? Foi isso o que o episódio mostrou, ou vcs não viram, o Furtado se referindo a ela: "não, não é uma índia, é uma piranha”, e depois ela mordendo ele dentro da água, depois a cobra tatuada, estigmatizada aos 12 anos, quando foi "furada". Ou acham que ninguém sabe qual é a realidade de Santarém!?

    O episódio só mostrou, na linguagem do cinema, uma estrutura muito arcaica que existe na mentalidade de muitas santarenas. “guerreira” amazonas, “incandiabas”.

    ResponderExcluir
  4. Como ninguém comentou antes, vou repetir, Santarém precisa de um curso de Comunicação, bem que o Emano poderia abrir logo a sala dele para discutirmos cinema.
    Duas coisas óbvias do episódio, primeiro o título selvagem, que nos remete de imediato ao paganismo. Será que as mulheres santarenas fingem que são cristãs!? e vão para igrejas só para tirar de tempo!? ou o catolicismo pagão aqui é escancarado!? uma das coisas que eu mais desejei foi nos separarmos de Belém, e tirarmos o estigma, que deriva do círio de nazaré.
    Outra ninguém percebeu o nome da tribo Kaiakunamani.
    O que significa mani!? mandioca. Logo o nome da tribo é kaiakunamandioca...

    Como eu disse: bem vindos ao jogo mundial povo de Santarém!

    ResponderExcluir