quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Marcelo Tas do CQC fala sobre o Projeto Saúde e Alegria, em seu blog

Fonte: Blog do Tas









Video: Rede Mocoronga

Viajo para a Amazônia desde os anos 70. Depois de várias visitas, ao longo de duas décadas, pensava que já a conhecia. Nos anos 90, ao ser convidado para viajar até lá como voluntário num encontro do projeto Saúde e Alegria, percebi que não conhecia nada da Amazônia. E o mais importante: que o mais fascinante da região são os seres que a habitam. Não me refiro aos índios, minoria absoluta, raramente vistos por lá, mas aos caboclos.
O projeto Saúde e Alegria – PSA atua em comunidades da Amazônia desde 1987 buscando promover o desenvolvimento comunitário integrado, a qualidade de vida e exercício da cidadania. A Rede Mocoronga é um dos muitos programas desenvolvido pelo PSA- Projeto Saúde e Alegria –  e tem como principal objectivo permitir que a Amazônia seja apresentada pelos próprios moradores da região. Para isso capacita jovens comunitários a produzirem programas de rádio, vídeos, jornais locais e conteúdos para a internet.
O video acima foi produzido pela Rede Mocoronga na região onde se encontram os rios Tapajós e Arapinhuns, justamente o paraíso na imensidão verde que marcou a minha estréia no Saúde e Alegria. Veja o video e conheça mais sobre um projeto que tem muito a nos ensinar a como conviver sem paternalismos ou ações predatórias na imensa floresta.
Como contribuir e participar – http://www.saudeealegria.org.br/doacao.html

Video: Hino Nacional Brasileiro versão Rede Mocoronga/ letra da Marinalva Bentes, de Suruacá, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário