segunda-feira, 1 de abril de 2024

5º Encontro Temático Regionalizado discute ações estratégicas para região do Baixo Amazonas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), iniciou nesta segunda-feira (01), o 5º encontro regionalizado temático, na região de Integração Baixo Amazonas, município de Santarém. O evento se estende até esta terça-feira (2). Durante os dois dias de encontro serão discutidas e definidas a visão de futuro e ações estratégicas que serão implementadas na região de Baixo Amazonas. O objetivo será observar os macros desafios educacionais, econômicos e ambientais de cada região e os demais entraves que retardam o desenvolvimento, para assim propor ações que auxiliem a superação através da implementação de políticas públicas alinhando o plano as transformações do mundo e da sociedade para que seja um documento em sintonia com as mudanças na dinâmica global e propiciar condições efetivas para a atração de investimentos privados e públicos."Aqui na região de integração do Baixo Amazonas, temos representantes de diversos municípios. 
A presença desses representantes é essencial para entendermos as dificuldades específicas de seus municípios e caminharmos juntos em direção ao progresso do nosso Estado. O processo de construção do Pará 2050 é baseado na constituição Estadual, que enfatiza o desenvolvimento social, econômico, ambiental e a justiça social. Nosso objetivo é alcançar um desenvolvimento inclusivo e sustentável, buscando melhorar os indicadores sociais seguindo um caminho para garantir um futuro próspero para o nosso Estado", relatou a secretária adjunta de planejamento e orçamento da Seplad, Nazaré Nascimento. A região é composta por 13 municípios - Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa -, representando uma área de 315.000 quilômetros quadrados e uma população superior a 705 mil habitantes. "O governo municipal e estadual têm a responsabilidade de planejar suas gestões, mas o Pará 2050 representa um tipo diferente de planejamento governamental, pois busca a participação da sociedade desde o início, através da escuta ativa. O governo pode ter suas ideias e planos, mas é essencial saber se são realmente desejados e apoiados pela população. Ouvir a sociedade não apenas reflete um princípio democrático, mas também demonstra grandeza de visão e um compromisso com o bem-estar atual e futuro do Estado", disse secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós. O planejamento a longo prazo ressalta o papel do Governo na coordenação, indução, execução e fomento das políticas públicas, possibilitando a implantação de ações que priorizam a desconcentração espacial das atividades econômicas e o melhor aproveitamento das potencialidades locais e regionais do Estado, enfatizando o desenvolvimento territorial sustentável. 
O projeto é composto por 11 planos setoriais estaduais e 14 nacionais, e objetiva entregar ao todo, 21 produtos e 15 relatórios de status mensais, totalizando 36 itens, alguns deles ainda em construção. "A Seplad está liderando um projeto de grande importância para toda a sociedade, traçando diretrizes para as próximas três décadas. Este evento representa um marco na colaboração entre o governo e os diversos municípios da região oeste. Que esses dois dias sejam produtivos e que possamos juntos construir um futuro promissor para todos os cidadãos da nossa região", falou Paulo de Jesus da Silva, representante da Prefeitura de Santarém. A região é reconhecida por suas diversas atividades econômicas, incluindo unidades de produção e beneficiamento de minério de alumínio (bauxita), cultivo de látex, frutas como limão e melancia, além de produtos agrícolas como café, milho e mandioca. Além disso, desempenha um papel crucial como ponto de escoamento para a soja produzida na região Centro-oeste e é um destino turístico tanto nacional quanto internacional. O setor de comércio e serviços é o pilar da estrutura econômica da região, refletindo-se também na ocupação de mão de obra formal, que é predominantemente neste setor. Além disso, destaca-se pelo compromisso com a preservação ambiental, tendo uma taxa de desmatamento acumulado de apenas 7% de seu território. Segundo a consultora da Fadesp, Nilma Maneschi, no Baixo Amazonas, assim como em outras regiões de integração, o foco é trabalhar de acordo com as especificidades locais, considerando que cada região possui suas particularidades que compõem a identidade do estado."Utilizamos a Matriz Swot para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir desse cenário, dessa perspectiva, juntamente com todos os relatórios que a gente tem, que são relatórios de análise situacional, relatórios de escuta e de cenário, preparamos o território para desenvolver uma visão de futuro regionalizada. A partir daí, a gente entra num contexto sistêmico onde vamos definir as ações estratégicas específicas dessa região. Contribuindo assim para a visão de futuro do Pará em 2050", explicou Nilma Maneschi. 
Parte das projeções de potencialidades para a região focam em promover o desenvolvimento da bioeconomia, fortalecer os sistemas logísticos e impulsionar o turismo. Isso inclui a expansão do complexo portuário graneleiro para facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, bem como estabelecer entrepostos logísticos multimodais para armazenamento e transporte de mercadorias do Distrito Industrial de Manaus. Além disso, investimentos visam fortalecer o polo naval, voltado para a fabricação de equipamentos de transporte fluvial de cargas e passageiros.Destaca-se também o potencial turístico do distrito de Alter do Chão, em Santarém, e outras áreas ao redor do rio Tapajós e seus afluentes, que têm despertado interesse tanto no mercado turístico nacional quanto internacional. Paralelamente, há um impulso para a bioeconomia, através da valorização dos produtos locais provenientes da sociobiodiversidade. Maria Rosa, representante do Conselho Estadual do direito da mulher e moradora de Oriximiná destaca a importância do evento para o desenvolvimento sustentável do Estado e enfatiza a necessidade de políticas para combater a violência contra as mulheres. "Esse evento é de extrema importância para nossa região, pois representa um avanço significativo em direção ao desenvolvimento sustentável do Estado e dos municípios. Ele proporciona a participação de todos os segmentos da sociedade, permitindo a inclusão de todas as necessidades a serem abordadas para beneficiar especialmente as populações mais vulneráveis", pontuou.


Fonte: G1 Santarém


Nenhum comentário:

Postar um comentário