quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bolsa Família: Prefeitura de Juruti esclarece sobre cartões

A Prefeitura Municipal de Juruti, oeste do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, esclarece, em ao aparecimento de cartões do programa Bolsa Família nas dependências do lixão municipal, que a responsabilidade do executivo, através da coordenação local do programa, restringe-se apenas em cadastrar novos usuários e recadastrar os que já possuem benefícios, inclusive informando à coordenação federal através do Sistema de Monitoramento (CAD/Único) os dados daqueles que possuam algum tipo de restrição que poderá resultar ou não em bloqueio ou desbloqueio dos proventos.

De acordo com nota enviada pela Prefeitura, a entrega dos cartões em domicilio é de responsabilidade da agência dos Correios do município e da agência local da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura informou ainda que, assim que tomou conhecimento do assunto, encaminhou ofício, no dia 2 de outubro de 2013, à agência local da Caixa Econômica Federal, à agência local dos Correios e ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome pedindo as devidas providências. Aproximadamente 200 envelopes com cartões do Bolsa Família, do governo federal, foram encontrados no lixão do município de Juruti. O material foi retirado do local por uma moradora da cidade, que teria distribuído gratuitamente os cartões aos respectivos titulares. A denúncia foi feita por outro morador de Juruti, o comerciante paulista Janicélio Sabino de Souza, conforme publicado pelo portal G1 e reproduzido pelo portal Notapajos. Segundo ele, o material foi encontrado em meados do último mês de agosto. Assim que recebeu os envelopes, Janicélio diz que procurou a agência dos Correios no município.

O gerente da agência teria dito ao comerciante que estava "quite com suas obrigações", e que o malote foi entregue à Caixa Econômica Federal da cidade. "A Caixa [Econômica] recebe os cartões dos Correios, mas depois entrega o material para um órgão de assistência social da prefeitura, que é quem distribui estes cartões", explicou Janicélio. De acordo com o comerciante, nenhum possível titular dos cartões o procurou para reaver os envelopes.  Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que tomou conhecimento do fato no último dia 2 de outubro, através de um ofício da Prefeitura Municipal de Juruti. A Caixa esclarece que está apurando os fatos, e que não recebeu nenhuma reclamação de beneficiários em suas unidades ou através do telesserviço. Quanto ao pagamento, a Caixa informa que os benefícios estão disponíveis de acordo com o calendário e podem ser sacados nas agências do banco. De acordo com a nota da Caixa, o lote dos cartões que estavam no lixão já foi cancelado, e uma nova emissão monitorada já foi providenciada, sem qualquer prejuízo aos beneficiários.

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário