quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comitiva paraense pretende fazer novos acordos de cooperação na China

Em missão na Ásia desde o último dia 6, a comitiva paraense formada por secretários de Estado e deputados, liderada pelo vice-governador Helenilson Pontes, partiu nesta quarta-feira, 9, de Kuala Lampur, na Malásia, para Pequim, na China. A agenda da comitiva em território chinês prevê uma visita à Embaixada do Brasil, além de reuniões com empresas de vários setores e assinaturas de acordos de cooperação. A intenção da viagem, segundo o secretário especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, “é prosseguir com a formação de parcerias tecnológicas e econômicas iniciada na Malásia”.

“Nós tivemos um excelente aproveitamento dos encontros na Malásia. Conseguimos fortalecer as relações a partir de reunião com o ministro das Plantações, que apoia o nosso acordo de cooperação para desenvolver o polo de produção de palma no Estado. Conseguimos ainda formar uma agenda permanente com a Malásia, que contribuirá para que plantemos, em até 10 anos, pelo menos um milhão de hectares de palma no Pará”, avaliou Sidney.
Ainda em Kuala Lampur, a comitiva paraense visitou, nesta quarta-feira, o órgão responsável pela reforma agrária na Malásia. Segundo Sidney Rosa, nos últimos 40 anos o país conseguiu alcançar o patamar de exportador de tecnologia para a plantação e extração da palma a partir do investimento na agricultura. “Nesses últimos 40 anos, a Malásia conseguiu a sua emancipação econômica a partir do incentivo à 112 mil famílias para o cultivo da palma. Isso é o que vamos fazer também no Pará, por meio da agricultura familiar e da verticalização da nossa produção”.
A partir desta quinta-feira, já em Pequim, na China, a comitiva do governo paraense visita a Embaixada do Brasil, onde busca apoio para estreitar ainda mais as relações comerciais e técnico-científicas com as instituições chinesas. Com o objetivo de aumentar as exportações dos produtos oriundos do Estado para o mercado asiático, a agenda prevê uma série de visitas e reuniões com empresas de diversos setores, principalmente os de mineração. Empresários paraenses que acompanham a missão também devem se reunir com empreendedores.
O grupo também deverá prestigiar a assinatura entre a empresa Oyamota do Brasil, com sede em Castanhal, e a empresa chinesa Kikihar, que é uma das maiores fabricantes mundiais de vagões de transporte de carga. A meta da empresa paraense é produzir esses vagões em Castanhal e exportá-los para todo o país. A visita à Ásia deve durar até a quinta-feira da próxima semana, quando a comitiva deve retornar ao Brasil.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário