segunda-feira, 5 de março de 2012

Municípios do Pará terão R$ 970 milhões investidos na segurança

Um investimento conjunto da ordem de R$ 970 milhões. Esse é o valor que está sendo implementado apenas na área de segurança pública pelo governo do Estado e a Norte Energia S/A na chamada Região do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte, área que engloba 11 municípios paraenses, dentre os quais Altamira, Anapu e Vitória do Xingu.

Desde a liberação da licença ambiental para a construção de Belo Monte, o Estado desenvolve um plano regional de segurança especialmente voltado para a região. E nesta terça feira, 6, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) realizará a cerimônia de entrega de parte desses recursos em Altamira. No total, serão entregues 44 viaturas, 36 motocicletas e um helicóptero multimissão (que também funcionará com serviço aeromédico). Os novos equipamentos deverão atender toda a área de abrangência do 16º Batalhão de Polícia Militar.

“Apenas com o anúncio da construção da hidrelétrica já temos observado o fenômeno de crescimento exagerado da população. Hoje, só no canteiro de obras temos 6 mil trabalhadores, mas a previsão de chegada é de 100 mil pessoas em busca de oportunidades. Nós sabemos que nem todo mundo será absorvido e por isso buscamos, desde o ano passado, ações para minimizar a criminalidade”, informou o secretário de segurança pública, Luiz Fernandes.


Além da inauguração do novo alojamento do batalhão, será apresentado um reforço policial composto por 80 militares. Atualmente, o efetivo da segurança pública no local é composto por 380 policiais militares, 77 bombeiros e 70 policiais civis. De acordo com o secretário, além de aumentar esses números, através da realização de um concurso público previsto ainda para este semestre, o governo pretende criar novas estruturas voltadas também para o trabalho preventivo das polícias.

“Para essa região nós temos algumas medidas imediatas. Recentemente, inauguramos uma Unidade Integrada de Segurança em Porto de Moz e vamos construir ou reformar outras nos demais municípios contemplados”, garantiu o secretário, afirmando que também haverá a construção de uma Unidade Integrada do Pró Paz e de duas novas casas penais naquela região.

A criação de uma representação do Núcleo de Inteligências e Análises Criminais e do Grupamento Aéreo-Fluvial também já estão sendo estruturada, diz ele. “A ideia é a descentralização da administração na execução das ações de segurança pública. Mais que diminuir gastos, vamos atender o anseio da população aproximando a operacionalidade das ações de segurança”, justificou. 

Municípios Beneficiados:

- Altamira

- Anapu
- Brasil Novo
- Gurupá
- Medicilândia
- Pacajá
- Placas
- Porto de Moz
- Senador José Porfírio
- Uruará
- Vitória do Xingu


Fonte: Notapajos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário